Mercado de trabalho:o que esperar de 2021 e como se preparar para as oportunidades que estão por vir


O momento exige vencer o medo do desconhecido e apostar no profissional que você é.


O ano de 2021 começou com o desejo de que o pior ficou para trás, a chegada da vacina trouxe esperança e novas perspectivas para o futuro, contudo, o vírus continua circulando cada vez mais veloz e potente por todo o país. Governos de todos os estados voltaram a restringir a circulação de pessoas, o que tem afetado ainda mais o mercado de trabalho.

Conforme temos visto, 2021 segue sendo um ano atípico para a retomada da economia e do mercado de trabalho, no entanto, quem está em busca de oportunidade e procurando sua recolocação não pode desanimar, mas sim precisa se preparar. Isso porque muitas empresas iniciam seu ano com novos projetos ou retomando aqueles que ficaram engavetados no ano anterior, porém, recorrendo a estratégias mais cautelosas para evitar riscos.

Com as oportunidades voltando a concorrência aumenta. O volume de profissionais qualificados, disponível no mercado de trabalho, é grande na busca por essas novas vagas. Diante desse cenário é extremamente necessário que o candidato, não importa o setor, cargo ou função, esteja preparado para conquistar sua um novo emprego ou recolocação.

Embora, para as empresas, o momento é de cautela, para os candidatos o momento pede, ousadia, assertividade e foco. Para isso, não há nada melhor do que seguir algumas dicas e estratégias para vencer o desemprego.

Dicas e estratégias

1 - Flexibilidade

Com a pandemia, o home-office, que para muitos era uma modalidade de trabalho desconhecido, se tornou uma forma de trabalho recorrente, o que ampliou nossa visão e possibilidades de trabalharmos em qualquer lugar. Com isso, estar aberto a aceitar propostas de emprego à distância, acabou virando uma tendência, porém, é preciso disposição, disciplina e estar equipado para essa nova modalidade de trabalho.

2 - Mantenha seu foco

Sair atirando para todos os lados acaba passando estranheza para as empresas, afinal, candidatos que não possuem foco passa a impressão de que você irá ficar na vaga por muito pouco tempo e isso pode reduzir a chances de conseguir o “sim” no processo seletivo. Então, ao se candidatar para a vaga, é necessário ser bem específico no currículo, um campo do seu currículo que vai te ajudar nessa estratégia é o item “Objetivo”.

3 - Ter um currículo atrativo

Um currículo estratégico, interessante faz toda a diferença, mas não se preocupe, não existe o modelo padrão, sugiro sempre utilizar um pensamento minimalista, ou seja, menos é mais. Na hora de escrever o currículo, seja objetivo, sucinto, considere que recrutadores não têm tempo sobrando, principalmente agora nessa retomada. Cuide para que a leitura do seu currículo seja agradável e, principalmente, não tenha erros de ortografia.

4 - Busque fazer conexões

Hora de fazer aquele contato. Passe uma mensagem para aquelas pessoas da sua área, reveja agenda, utilize redes sociais, eventos on-line, lives e aumente suas conexões e network. Interagir em postagens relevantes, entrar em contato com pessoas para debater sobre temas, criar postagens e conteúdos sobre assuntos da sua área, abrem muitas portas para conexões e claro, nesse momento de busca por emprego, estar presente na rede faz toda a diferença.

Se você está em busca de uma oportunidade de trabalho ou recolocação siga essas dicas, pois é hora de agir e manter o foco, afinal, quem está na fila do desemprego tem pressa.

Aposte no profissional que você é!



Coluna: https://www.araraquaranews.com.br/coluna-social&page=2

Assessoria de Imprensa: Mendes Comunicação

0 visualização0 comentário