Saiba como fazer um vídeo currículo - Matéria para o Portal GCMais - www.gcmais.com.br




O vídeo currículo já existia há muito tempo, ao contrário do que pensavam muitas pessoas, isso não é uma nova moda inventada pelos RH´s. Na verdade, a Pandemia fez com que nos reinventássemos, transformasse processos e métodos, trazendo à tona uma presença virtual que tudo indica que esse formato veio para ficar.

Com as mudanças da Pandemia, esse formato foi ganhando força, as empresas necessitavam contratar e precisavam avaliar seus candidatos e todo esse processo virtual foi se fortalecendo, no entanto, muitas pessoas na hora de apertar o botão para gravar, não se sentiam preparadas, batendo o medo e gerando frustações.

Claro, talvez pudéssemos pensar que seria muito fácil estar num ambiente sozinho e com o nosso velho companheiro celular, apetar o play e, ao seu tempo, gravar e regravar quantas vezes fossem necessários. Mas para algumas pessoas a situação é bem diferente, vem o nervosismo, bate um branco e acabam desistindo do processo. Como recrutadora, pasmem, já vi candidatos que nem se quer desejam participar do processo seletivo que tenham a etapa do vídeo currículo.

Mas afinal, o que é o vídeo currículo? Como devo me preparar para esse momento? Não se preocupe, iremos te esclarecer e mostrar como você pode construir e se sentir confiante para criar o seu vídeo currículo em apenas 5 passos. Vamos lá?

O vídeo currículo é uma das ferramentas do recrutamento e seleção que tem o objetivo de agilizar o processo seletivo, dando oportunidade a empresa de conhecer um pouco mais sobre o candidato, com a vantagem de assistir e avaliar várias vezes o mesmo vídeo currículo, compartilhando entre profissionais envolvidos no processo seletivo e sem a necessidade da presença física de todos os envolvidos.

Para você começar a fazer o seu, sugerimos seguir esse passo a passo que irá ajudá-lo na construção:

  1. Roteiro – Antes de qualquer ação é necessário planejamento. É muito comum que as empresas definam os pontos que o candidato deverá abordar no seu vídeo. Então, use esses pontos para criar o roteiro do que vai falar. Não vá para frente da câmera sem saber o que vai falar, anote tudo e estude profundamente o que vai falar.

Caso a empresa não seja específica nos pontos que você deverá abordar no vídeo currículo, sugerimos que você aborde os seguintes tópicos: fale seu nome, vaga que está se candidatando, formação acadêmica, experiências profissionais e atitudes que são relevantes para a função, fazendo sempre conexão com a vaga relacionada.

  1. Local da gravação: O ambiente é muito importante, não precisa ter “aquele visual”, mas o importante é gravar num ambiente claro e que não tenha muitos ruídos. Uma dica muito legal é fazer num ambiente que também possa ter conexão com sua mensagem.

  2. Postura: O corpo fala, portando, procure passar uma postura positiva e confiante. O tom e o volume da voz são importantes nesse processo, a empresa quer profissionais motivados que some ao seu time.

  3. Tempo do vídeo: Normalmente a empresa informará o tempo máximo que a sua gravação deverá ter, no entanto, especialistas apontam que entre 1 e 2 minutos são suficientes para realizar uma apresentação de qualidade. Lembre-se, o início do vídeo é um momento muito importante, eles são decisivos se o recrutador está propenso a te ouvir e será crucial para prender sua atenção.

  4. Importante: Só envie a gravação do vídeo quando você sentir que teve um bom desempenho, perceber que as informações estão claras e você está com uma postura natural e confiante. Se tiver oportunidade, mostre alguém com experiência e de sua confiança, será importante o seu feedback.

Então, agora que você sabe dessas dicas, que tal começar a treinar e já criar o seu primeiro vídeo currículo? Dessa forma, no próximo processo seletivo, você já estará na frente de muitos concorrentes e boa sorte.

Por Sandra Freitas

Administradora, Professora, Palestrante, Consultora e Gestora com mais de 15 anos de experiência em Gestão Estratégica de Pessoas.


6 visualizações0 comentário